Busca de Produtos



PRODUTOS
Turbina de Francis
Cód. FM-1849-15
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Turbina de Francis. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
Descrição
 
As turbinas de água são máquinas que utilizam a potência da água. A Turbina Francis é a parte das turbinas que convertem a energia provida da pressão da água em energia cinética no dispositivo de controle e no impulsor. O suprimento de água no dispositivo de controle é por meio de um tubo espiral. A água que flui é acelerada no dispositivo de controle pelas palhetas guia ajustáveis e direcionada para as palhetas do impulsor. O redirecionamento e aceleração adicional da água no impulsor gera um impulso que é transmitido à roda Francis. Este aparelho é o modelo de uma turbina Francis ao qual demonstra a função de uma turbina de reação.
 
O aparelho é constituído pela roda Francis, um dispositivo que comanda as palhetas guia possibilitando ajustes, um freio de banda para carregar a turbina e uma caixa com um painel frontal transparente. A tampa transparente permite observar o fluxo de água, a roda e as palhetas guia durante a operação. O ângulo de incidência é ajustado pelas aletas guia, assim variando a velocidade do impulsor.
 
O torque da turbina é medido por meio de um freio de banda, assim apresentando seu valor na balança de mola. Para medir a velocidade de rotação é utilizado um sensor de velocidade sem contato. Um manômetro mostra a pressão da água na entrada da turbina. O fluxo é detectado por meio de beakers de laboratório e um cronômetro ou por uma medição volumétrica na Bancada Hidráulica. A partir da velocidade adquirida, os dados medidos possibilitam determinar as curvas características como potência, binário e eficiência.
 
A unidade experimental é posicionada na superfície de trabalho da Bancada Hidráulica de forma simples e segura. O abastecimento de água também é fornecido através da Bancada Hidráulica, alternativamente, a unidade experimental pode ser suprida por uma rede hidráulica do laboratório.
 
O material de instrução estabelece os fundamentos e fornece um guia passo-a-passo através dos experimentos.
 
Experiências
  • Projeto e função de uma Turbina Francis
  • Determinação do binário, potência e eficiência
  • Plotagem de curvas características
Especificações
 
Função de uma Turbina Francis
Painel frontal transparente para observar o fluxo de operação
Carregando a turbina usando o freio de banda
Palhetas de guia ajustáveis para ajustar diferentes ângulos de incidência
Marcação no tambor de freio para medição de velocidade por sensor sem contato
Instrumentos: balanças de mola para determinar o torque, manômetro para mensurar a pressão na entrada da turbina
Determinação do fluxo por meio de beakers de laboratório e cronômetro ou por uma medição volumétrica na Bancada Hidráulica.
 
Dados técnicos
 
Turbina
Saída: 2.8W em n = 1000rpm, aprox. 40 L/min, Altura da coluna dágua = 0,8m
 
Impulsor
14 palhetas
Largura da palheta: aprox. 3mm
Diâmetro externo: 50mm
Palhetas guia: 6 palhetas, ajustáveis
 
Faixas de medição
Força de travagem: 10N
Medidor de Pressão: 0 ... 2bar